TEMPO PARA O ESPÍRITO

Estamos no mês de férias, tempo de descanso, que possui um papel fundamental no nosso bem-estar. O descanso não é sinônimo de inatividade ou de tempo perdido. O verdadeiro descanso está na nossa espiritualidade, que harmoniza o nosso ser e abre os nossos sentidos para a presença de Deus em nossas vidas. É momento de rezar com mais calma, de refletir sobre ação do Espírito Santo a nosso favor. O mundo nos apresenta tantas coisas a fazer, que chegamos no fim do tempo de descanso totalmente sem forças. São Tomás de Aquino dizia: “nada descansa mais a alma do que a alegria verdadeira”. E essa alegria verdadeira somente a encontramos na intimidade com o Senhor e na gratidão pelas graças recebidas. Desacelere o corpo e acalme o coração; faça das férias um tempo sem horas; e peça ao Espírito Santo para assumir o controle dos minutos, das horas e dos dias. Faça como Santa Gertrudes: “Vinde, sol da manhã, fazei que esta palha sem vida, que é imagem do meu nada em que plantaste, cresça verde e floresça novamente. Eis que me aproximo de Ti, consumida pelo fogo, meu Deus”.
Pare e respire profundamente, e diga com toda força do seu coração como Santa Elisabeth da Trindade: “Pacificai minha alma; fazei dela vosso céu, vossa amada morada e o lugar de vosso descanso; nunca permaneçais lá solitário, mas deixa-me estar lá inteiramente, toda desperta em minha fé, toda adoradora e entregue à vossa ação criadora”. Neste tempo de tantas perturbações e desencontros; de todo tipo de provações em nossas vidas; que nenhuma dificuldade, nenhuma humilhação, nenhum fracasso, possa nos separar do Amor de Deus: “Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8,38-39).
Meus irmãos, que nestas férias o seja derramado o preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo: para curar e libertar; para renovar a nossa vida; para ressuscitar o que está morto em nós! E salve a Virgem Maria!

IRMÃO MANUEL FREITAS FILHO, CCVE
FUNDADOR E SUPERIOR GERAL.