Santos Pais Espirituais

Na história da revelação, Santo Agostinho e Santa Rita foram dados por Deus como pais espirituais da Comunidade Verbo Eterno, sendo assim, modelos e inspiração para a vivência do carisma.

Santo Agostinho, é um apaixonado por Deus, um apaixonado pelos homens: ”A lei superior é a caridade. Em primeiro lugar amem a Deus, depois ao próximo. Tenham um só coração e uma só alma. Tudo passa, só a caridade permanece. Pesem tudo na balança da caridade: é ela que deve mover tudo”.

Nosso Pai espiritual é pilar da Comunidade Verbo Eterno, de cujo testemunho de vida se inspira o carisma, na via da Formação. Não somente do conhecimento intelectual, mas, da verdadeira vida no Senhor. Educa-nos para o auto-conhecimento, dentro da verdade de sermos imagem e semelhança de Deus. Ensina que a sabedoria está em conhecer e amar ao Criador de tudo, o qual enviou o Seu Filho como Salvador do mundo, manifestando Seu amor e misericórdia por toda a humanidade.

Santa Rita, é uma apaixonada pelo sacrifício da cruz, uma apaixonada pelo sofrimento dos homens: “Sofrer por Deus e pelo Próximo na oferta do perdão e na aceitação do sofrimento, através da força do amor para com Cristo coroado de espinhos e ridicularizado como rei”.

Nossa Mãe espiritual é pilar da Comunidade Verbo Eterno, de cujo testemunho de vida se inspira o carisma na via da Intercessão. Ela descobre o caminho da humildade, da pureza e da simplicidade do coração, que a leva a continuar como mulher firme, praticante e confiante no poder da oração, que brota de um coração que se submete plenamente à vontade de Deus. É caminho de perdão interior, perdão ao próximo e uma via viva de reconciliação, em um tempo de derramamento de sangue e amargura entre os homens, no qual ela vivia. Faz compreender que o poder da oração é o poder de levar à conversão de vida, à paz e ao senhorio de Deus plenamente.

Santo Agostinho recebeu de Deus os dons da Sabedoria, da Verdade e do Conhecimento; Santa Rita recebeu os do Louvor, da Adoração e da Oração. E por terem ambos colocado esses dons em prática, a favor da Igreja e da humanidade, eles são também inspiradores do carisma na via do Serviço. Assim, compartilhamos a esperança de Agostinho, o poder da oração de Rita, e expressamos a alegria que eles tinham de poderem servir. E queremos como eles estar à disposição da Igreja e do povo de Deus, colaborando para o crescimento do reino de paz e de concórdia nos corações e no mundo.