Santos Padrinhos

Um padrinho é aquele que acompanha e ajuda seu afilhado no caminho da fé. Na Comunidade Verbo Eterno, Deus nos deu quatro padrinhos, que são aqueles que nos auxiliam a viver a fonte do carisma, inspirado pelos nossos pais. São eles: Santo Antônio, Santa Terezinha, São Francisco e São João Paulo II.

Dos quatro padrinhos, Santo Antônio foi o primeiro que Deus deu à comunidade. Ele era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Viveu profundamente a humildade e a santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. O que marcou muito sua vida, foi a fiel vivência e pregação do evangelho. Para a Comunidade Verbo Eterno, o exemplo dele também nos ajuda a viver o carisma na via da Formação, e nós invocamos sua intercessão, dizendo: “Santo Antônio, padrinho da formação, fazei-nos formadores no testemunho da santidade”.

Santa Terezinha foi a segunda a ser confiada como madrinha do carisma, na via da Intercessão. O que marcam a sua vida são a humildade, a simplicidade e a confiança plena em Deus. Ela nos ensina a vida de intercessão. Todos os gestos e sacrifícios que fazia, por menores que fossem, ela oferecia a Deus, pela salvação das almas e as necessidades Igreja. A Verbo Eterno, na revelação do seu carisma, já tem a missão de interceder pela Igreja, pela salvação das almas e pela humanidade. E, na comunidade, nós invocamos esta grande santa, dessa maneira: “Santa Teresinha, madrinha da intercessão, ensinai-nos a interceder segundo o coração de Deus”.

São Francisco, foi o terceiro a nos ser dado como padrinho. A ele foi confiado a guarda do carisma na via do Serviço, o qual desejamos realizar em total alegria e disponibilidade, que são qualidades próprias dele. São Francisco sinaliza mais profundamente a meta da Comunidade Verbo Eterno: o serviço ao próximo. Ser servo é uma virtude dominante em seu perfil de santidade, o qual nos ensina como nos devemos nos doar ao próximo, sem qualquer reserva. Para ele a pobreza, antes de significar a não-posse de bens, indica uma vida de partilha com os outros. Deus o escolheu para confundir a grandeza e a força. Assim, o invocamos: “São Francisco, padrinho do serviço, revelai-nos a santa alegria do servir”.

O quarto padrinho, São João Paulo II, nos foi dado ao atingirmos a idade da confirmação da fé, exatamente quando completamos 15 anos; assim, dizemos que ele é nosso padrinho de crisma. Ele nos traz a força da verdade, da justiça e da paz. Peregrino do amor, não mediu esforços para que a humanidade acolhesse, pelo seu testemunho, a presença de Cristo. Ele foi ao encontro de tantas vidas e levou a luz da Igreja, o Evangelho da Salvação, a todo o mundo. E, na Comunidade Verbo Eterno, ele é invocado, com fé: “São João Paulo II, padrinho da confirmação do Carisma, velai pela nossa consagração e missão”.

Damos graças ao Verbo Eterno, a Santíssima Trindade, que nos deu tão poderosos auxiliares e intercessores, para que possamos viver em profundidade tudo o que nos foi confiado, cumprindo com fidelidade a nossa vocação e missão.