




A nossa história começou com a peregrinação no jubileu do ano 2000, feita pelo Irmão Manuel Lopes de Freitas Filho, nosso fundador, por alguns santuários marianos da Europa, e culminando aqui no Brasil, no Santuário da Mãe Aparecida. Nesta viagem, o Ir. Manuel buscava saber de Deus qual era a missão para ele, a partir de então. Já que considerava ter encerrado algumas importantes etapas em sua vida.
Desse modo, então, naqueles momentos de muito silêncio e oração, aos poucos ia sendo revelado a ele elementos de um sonho de Deus. Sonho este que tomava corpo e forma de uma comunidade. Uma “nova comunidade”, erguida sobre os pilares de Santo Agostinho e Santa Rita, que seriam os pais espirituais desta Obra. No Pai Agostinho, o carisma da Formação. Na Mãe Rita, o carisma da Intercessão. E por ambos o carisma do Serviço a Deus pelo próximo. A este sonho, o Senhor batizou com o nome de VERBO ETERNO, e mandou que déssemos testemunho de Si; portanto, dar testemunho da Trindade.
Tudo foi revelado de forma simples e sutil, tanto que o irmão Manuel só descobriu que seria uma comunidade, quase no final da peregrinação, mesmo apesar dos sinais. Aos poucos ia sendo escrita, com a revelação, uma Regra de Vida. Tudo pelo Coração de Maria ao Coração de Jesus.
Toda essa caminhada de quarenta dias teve seu desfecho em Aparecida do Norte, de onde o irmão Manuel volta a Belo Horizonte. Já em BH, logo trata de partilhar tudo com o então senhor arcebispo, o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. No encontro marcado, assim que o mesmo começa a ler aquelas ainda manuscritas linhas, pede para sua secretária cancelar todos os seus compromissos naquela tarde, pois sentia ser algo de muito sério e importante que se estava ali naquele papel. Foi lendo com calma e atenção. Às vezes perguntava por algum ou outro ponto. Ao final, exclamou: “Manuel, tudo que está aqui não é seu! Isto é de Deus! É uma comunidade. Quando começa? Onde?”. A tudo isso, o irmão Manuel respondia que Deus pedia um tempo em silêncio, falava que as pessoas viriam por elas mesmas. Assim foi feito; esperou no Senhor o cumprimento de suas promessas. Chegaram então as primeiras pessoas no decorrer de pouco tempo. Marcamos o primeiro retiro.
Bonito! Era o final de semana da Festa da Natividade de Nossa Senhora, e só nos demos conta disso na celebração da Santa Missa. A comunidade nasce no mesmo dia que a Igreja celebra o nascimento de Maria. Deus, por Maria, abençoou o início da comunidade.
Contudo, ainda era momento de estarmos em silêncio por algum tempo. Precisávamos ainda discernir e partilhar muito das palavras que Deus trouxe pela revelação da Regra, e de tudo que ainda falava aos nossos corações. Precisávamos adentrar mais à Regra e ao Carisma que Deus nos propunha. E, após este tempo de missão interna, em 2001, abrem-se as portas da missão Verbo Eterno para toda a Igreja. Bendito seja Deus, que nos concedeu tão grande dom!