BRASÃO

Um brasão é uma imagem representativa que identifica alguém ou uma instituição, bem como territórios e regiões, sendo composto de figuras e texto. É um símbolo de honra e dignidade.

O brasão da Comunidade Verbo Eterno inspirado em três cores é uma Cruz da Santíssima Trindade, como centro do Plano de Salvação de Deus e como selo de pertença, cunhado em nossos corações.

As três cores fazem honra:

No azul, à Virgem Maria, em quem confiamos em sua proteção e no manto Dela a nos cobrir.

No branco, à Palavra de Deus, que nos convida a proclamá-la e testemunhá-la.

E, no amarelo, à igreja, convictos de nossa pertença e entrega por ela.

O centro da cruz traz o Cristo crucificado, que quer dizer para nós, o Cordeiro Imolado pelos pecados do mundo. O Unigênito Filho e o Apóstolo perfeito do Pai, o Bom Pastor, cheio de solicitude pelos pecadores necessitados, o vitorioso sobre a morte e Senhor da história.

Atrás da cruz está o Pai, que ampara, segura e apresenta a cruz, o que quer dizer para nós: foi aceito o sacrifício e o mundo está salvo. Sentimos Deus como Pai e Amor que ampara, liberta e salva.

Em cima, a Pomba, o Espírito Santo Consolador, que quer dizer para nós a sempre e permanente Força vinda do alto, renovando em nossos corações este sacrifício perfeito; o animador do povo de Deus no mundo e derramador dos dons que nos confirma como herdeiros pela graça do nosso batismo.

No braço da cruz o nome da nossa comunidade, inserindo-nos no coração do Uno e Trino Deus, como parte viva da Igreja contemporânea, e com o testemunho da comunhão das forças que cooperam com Deus para salvar as almas. 

A essência, pois, do nosso brasão é o de vivermos o testemunho da Santíssima Trindade, como Verbo Eterno e descobrirmos dessa maneira o aspecto profundo da nossa vocação: “Sermos Verdadeiros Servos de Deus na Plena Realização do Seu Plano de Salvação”.

Por meio do nosso brasão, queremos exprimir toda a força do nosso Carisma e dinamismo missionário, no impulso que nos leva a evangelizar com toda a beleza e graça do dom divino que nos foi confiado, para que em tudo seja louvado e glorificado a Trindade Suprema, o Verbo Eterno, Criador, Salvador e Santificador da humanidade inteira.